terça-feira, 13 de agosto de 2013

Perdão


Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Mt 18: 26-27

Certa vez ouvi uma mensagem sobre a parábola do credor incompassivo. Confesso que nosso entendimento fica melhor quando sabemos que o credor incompassivo foi perdoado de uma dívida de dez mil talentos. E o que são dez mil talentos? Um talento equivale a 35 kg de ouro. Logo, dez mil talentos equivalem a 350.000 mil kg de ouro.

O salário de um trabalhador naquela época era de um denário por dia. O credor perdoado disse no texto que ele pagaria tudo. Mentira. Ganhando um denário por dia, aquele homem teria que trabalhar 150.000 anos ininterruptamente para pagar sua dívida.

Pois é, ele não pagaria. Nem eu e você. Este é exatamente o perdão que o Senhor concedeu a nós. Impagável. Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas, nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele. Sl 49: 06-07”.

Logo após, o credor perdoado deixa de perdoar uma dívida de cem denários, ou seja, uma dívida de apenas 100 dias de serviço. Cem denários para proporção de dez mil talentos são 600.000 vezes menor.

Amados, dá pra ter uma noção da proporção do perdão pela matemática. Mas isso só é válido se for aplicado. Se sentirmos o perdão de Deus nas nossas vidas e perdoarmos nossos inimigos, porque perdoar amigo, até os ímpios o fazem.

Interessante que mesmo após a dívida ter sido perdoada pelo credor, ele a “cobrou” do credor incompassivo. É possível provar do perdão do Senhor e perder a benção por deixarmos sentimentos menores subirem ao nosso coração. Quem quer o perdão de Deus, tem que aprender a perdoar.

6 comentários:

  1. Bom texto. Sem mais para o momento, já que já conversamos sobre o texto acima por 30 minutos, eu sei é que agente precisa orar muito pra ter muita sabedoria.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sem mais para o momento é ótimo. Linguagem robusta, formal. Tipo de autoridade. Não esperava menos vindo de tão nobre pessoa.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Excelente mensagem,é por estas e por outras que podemos dizer que o amor de DEUS é grande e maravilhoso.
    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom te ver por aqui caro amigo.

      Sim, e diria mais, o amor de Deus não é grande, é sem medidas...

      abs

      Excluir
  4. É por estas que Jesus sempre dizia:
    Sua fé te salvou, vá e não peques mais!!!
    Porque o perdão por si só não garante mudança de comportamento. Se a pessoa for gananciosa, tiver olhos para o materialismo, ainda que receba o perdão, acumulará maldições sobre sua vida... então o perdão serviria apenas para esvaziar a consciência, para que ela possa voltar à prática delituosa de consciência mais leve.
    O perdão é importante, mas tem de vir acompanhado do esforço em não pecar, em mudar de estilo de vida, em ser grato... enfim, aos que beberem da água que Jesus dá, se tornar uma fonte!

    ResponderExcluir
  5. É meu amigo, é como o infrator perdoado que volta a cometer crimes. Provou do perdão, mas não adiantou...

    abs

    ResponderExcluir