domingo, 5 de julho de 2015

Sabedoria e Responsabilidade

Nem sempre é fácil por em prática a teoria que se aprende na igreja, pois há uma distância entre o saber e o fazer. O saber é o potencial que se tem dentro de si, enquanto o fazer é liberar esse potencial para mudar a realidade que nos cerca. Quando liberamos esse potencial através da prática da Palavra, damos o bom testemunho. E é esse bom testemunho que mostra a diferença entre os que servem e os que não servem ao Senhor.

Porém, esse testemunho às vezes é prejudicado pela falta de uso da razão ou sabedoria. Alguém diz: “estou sem fé”, mas não percebe que não está orando como deveria, não está lendo mais a Palavra como costumava fazer; outro murmura: “estou em crise financeira”, porém gasta mais do que ganha; um irmão perde a paciência e se envolve em uma briga, mas se esquece que a palavra nos manda cultivar um fruto do Espírito chamado mansidão; outra pessoa confessa que voltou ao vício, mas talvez nunca foi liberta.

O mais difícil não é aprender o ensinamento, mas sim absorvê-lo e viver uma vida mais condizente com aquilo no que se crê; é usar a razão para compreender melhor a causa do problema pelo qual estamos passando, pois como está escrito, “o conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento” (Proverbios 4:7).

A falta desse entendimento tem feito muitos cristãos “andarem em círculos” e, consequentemente, darem maus testemunhos. Em vez de assumirem a própria responsabilidade e neutralizar a causa do mal que lhes acomete, ficam colocando a culpa nisso ou naquilo ou até mesmo ignorando o problema. Não se importam com o mal exemplo que dão e depois ainda querem pensar que sofrem críticas ou perseguição. Fazer-se de vítima é mais fácil que assumir a responsabilidade e corrigir o erro.  

Hoje, qual o conselho da sabedoria para você? 

Francisco - SP

2 comentários:

  1. MEDITAR na PALAVRA de DEUS, Dia e Noite, até penetrar na Alma. Palavra que fica Gravada no Coração. Hoje, as Pessoas erram, Falham, Pecam, e CULPAM o erro do OUTRO para o pecado e falha deles.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Estava sumida minha cara amiga.

    Sábias Palavras

    apdSenhor

    ResponderExcluir