terça-feira, 24 de julho de 2018

Salve-se quem puder!


E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles... Ex 14, 19a

Se Jonas, sendo profeta de Deus, vendo 120 mil almas em arrependimento, não mudou seu intento de ver Nínive destruída, não me espanta ver "crentes" conformados em não pregar o evangelho. Ou pior, um evangelho seletivo, que vai atrás de famílias perfeitas, mas que não quer encarar as dificuldades das cadeias, prisões, hospitais, asilos, orfanatos, centros de recuperações de drogados, etc. Um evangelho que não cuida de ovelhas doentes, antes, prefere as sãs, mesmo porque, Jesus disse que veio para os saudáveis (#SQN). Não me espanta ouvir uma senhora dizer que deveríamos orar para certa pessoa ir embora da igreja pois ela é muito problemática. Não me espanta, mas dói.

Quando o povo saiu do Egito e viu o exército de Faraó vindo em sua direção, talvez, pela falta de fé recorrente narrada na Bíblia, aquele deserto tenha virado um "salve-se quem puder". Mulheres, crianças, deficientes, idosos, enfermos tenham se tornado a cauda da multidão. Como diz uma velha brincadeira, quando você está com outra pessoa e um leão vem para atacar, você não precisa correr mais que o leão, apenas, mais que seu amigo...

Vendo a indiferença ou a incapacidade de resposta bélica, Deus provê que o anjo e a nuvem fossem para trás do rebanho. Lá, fizeram separação entre Egípcios e Hebreus.

O cuidado do Senhor com a ovelha que se perde e o Pastor vai atrás é notável. Este é o verdadeiro evangelho. Que resgata aquele homem desacreditado, esquecido. O povo só foi salvo pois havia um anjo a retaguarda. Mais próximo dos esquecidos do que os vanguardas. Existe uma diferença entre salve-se quem puder e salvem a quem puder. Qual é o seu pensamento?

21 comentários:

  1. Salve a quem puder,sempre preguei isso,em discriminação a igreja atualizada...Esquecem o princípio de Jesus na terra... excelente texto.. parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Mto bom,a palavra de Deus deve ser sempre publicadas e mostradas a todos os povos. Que Papai do Céu te ajude dia a dia para que vc possa ser sempre essa benção nas mãos Dele.
    Um abraço irmão em Cristo, wesley

    ResponderExcluir
  3. muito bom wesley. Mário Furtado

    ResponderExcluir
  4. É verdade temos que lutar por aqueles que não sabem discernir a mão esquerda da mão direita. Não só aquele que está perdido lá fora mas também daqueles que estão dentro da igreja mas ainda não se converteram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez-me lembrar do irmão do filho pródigo. Tão perdido quanto o esbanjador da herança.

      Excluir
  5. Apenas um complemento ligando a mensagem ao pedido de Jesus a Pedro: que Pedro não olhasse para os outros apóstolos ou irmãos mas que assumisse o compromisso de apascentar os cordeiros (uma vez) e apascentasse as ovelhas (compromisso por duas vezes). Este talvez tenha sido o único pedido de Jesus após a sua ressurreição e dando a Pedro como evangelista o grande objetivo do verdadeiro Evangelho: SALVAÇÃO DOS CORDEIROS E OVELHAS e o cuidado com o rebanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há uma ênfase no pedido do Senhor quando o assunto é cuidar/salvar ovelhas.

      Excluir
  6. Bom dia! Mais tema bem presente em nossos dias, e podemos vivenciar isso bem de perto, "templos religiosos" obstinados em salvas seus saldos bancários ao invés se salvas almas e assim vai. Mas a bíblia sagrada é bem clara: SENHOR, nós pregamos em seu nome...Aí vem a resposta: não vos conheço, Apartai-vos de mim, vós que praticai a iniqüidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste esse evangelho da prosperidade, pregando um Cristo somente para essa vida.

      Excluir
  7. Muito bom texto... Ele nos faz refletir e pensar se realmente estamos fazendo a vontade do Senhor não só em pregar o evangelho fiel, mas também em buscar almas sedentas pela palavra de Deus!!!

    ResponderExcluir
  8. Demorou mais comentou...rs...buscar almas, essa é a missão!

    ResponderExcluir
  9. Paz do Senhor,gostei muito do seu blog.
    Tenho um site: https://palavradefeeesperanca.com.br

    Gostaria de fazer com vocês uma troca de Links, seria um ajudando o outro.
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Oi Érica, apdSenhor.

    Mandei uma mensagem a você pelo seu site. Abraços.

    ResponderExcluir