sexta-feira, 30 de março de 2012

Casamento

Nm 13, 27-30;
27: E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
28: O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes...
(...)
30: Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.


A bíblia é um livro repleto de histórias e essas histórias nos ajudam a compreender o projeto de Deus na nossa vida. O texto diz respeito quando o povo de Israel estava prestes a entrar na terra que Deus havia prometido a dá-los por herança. Podemos ver muitas semelhanças nesta passagem com o casamento, vejamos:

A Palavra diz que o povo estava próximo a terra prometida quando enviaram os 12 espias para verificarem como era aquele novo lugar que eles iriam morar. Uma parte dos espias voltou dizendo que a terra era uma benção, manava leite e mel e tinha frutos tão grandes que era necessários homens para carregá-los. Algo até então nunca visto. Porém havia uma grande dificuldade, esta nova terra era cheia de gigantes e o povo ficou atemorizado. Contudo, dois dos espias, confirmaram que ali havia gigantes, mas trouxeram uma Palavra de esperança para o coração daquele povo, dizendo que não se preocupassem, pois o Senhor daria aquela terra em suas mãos.

A figura do casamento hoje na sociedade e como aquele povo. Há muitos que ficam a rodear a terra, mas não tomam uma decisão de formar uma família na presença do Senhor. No mundo, o casamento é tido como uma instituição falida, mas para nós, é uma promessa do Senhor. Há um grande mal em quem decide ficar somente próximo; nunca experimenta da benção completa. Aquela terra que o Senhor preparou tinha frutos que somente poderiam ser desfrutados ali. É como o casamento. A intimidade, o companheirismo, a cumplicidade, só podem ser contemplados em sua totalidade para aqueles que tiveram a coragem de entrar nesta terra. Uva existe em todo lugar, mas cachos de uva que deveriam ser carregados por dois homens, somente naquela terra. Para ter filhos, não precisa casar, mas para desfrutar da beleza especial que é ter um filho criado conforme a vontade do SENHOR, é necessário estar na terra que Deus preparou.

Há outros que desanimaram do casamento porque ouviram falar dos gigantes da terra. Ouviram que “desgasta com o tempo”, rotina, que o companheiro muda, que acaba a liberdade. Param por ali mesmo.

Outros enfrentaram com sua própria coragem a nova terra, mas perderam as batalhas para os gigantes. Perderam o carinho que antes tinham, perderam o afeto, a amizade, perderam para a carne e acabaram expulsos da terra. Acabam com o casamento. Esquecem que a promessa da terra é eterna. Deus não deu aquela terra para viverem uns anos e irem embora. Não. Aquela terra era a terra prometida, assim como para nós o casamento é indissolúvel, é a terra que Deus dá ao casal.

Chegar até esta terra é algo que só quem enfrentou sabe. (enfrentamos o mar vermelho, o deserto, etc). Não temer os comentários, as críticas, as opiniões contrárias, mas enxergar a benção é sem dúvida a diferença. Gozar agora de frutos que não tínhamos conhecidos. Mais do que isso, entender textos da Palavra que antes eram um mistério. A Palavra diz que Jesus é o noivo e a igreja é a noiva amada. Este é o casamento perfeito, o dia que Jesus vier e se unir a sua noiva amada. O casamento na presença de Deus é o mais perto que atingimos de viver e entender este grande mistério.

Os gigantes existem. Não são lendas não. O segredo é confiar no Senhor. É confiar que Ele já abençoou e que devemos deixar o Senhor vencer e batalhar por nós. Existe sempre, mesmo nos momentos que os gigantes parecem enormes, uma direção do Senhor. Basta dar ouvidos. Naquela época, o povo para “ganhar” a terra tinha que pegar em armas, batalhar, e ás vezes, muitos perdiam a vida por causa disso. Não nos preocupem com esta batalha. Há muito tempo atrás Jesus deu sua vida por nós. A batalha está ganha, basta que tomemos posse da benção que o Senhor preparou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário