terça-feira, 20 de março de 2012

A Rosa de Sarom

Cantares 02:01
EU sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.
Toda boa dona de casa passa por um dilema para adornar seu lar. De um lado pode escolher a praticidade e rapidez das flores de plástico. De outro, o perfume e a vida das flores naturais.
Quem escolhe as flores de plástico nunca sentirá o perfume único da flor verdadeira. Jamais terá o sentimento de vida. Nunca poderá ver a partir daquela flor se forma uma outra. Perderá a emoção e a expectativa do cuidado, do zelo de ver um pequeno botão se tornar uma linda flor. Lado outro, quem escolhe o plástico não precisa de compromisso, pois ele sempre estará ali. Também não precisa tomar cuidado com os espinhos, tampouco observar insetos que muitas vezes vem para destruir uma flor verdadeira...
Essa é uma comparação da decisão que o homem tem que tomar em sua vida. O homem sem Deus é como uma casa sem enfeite, sem adorno. É vazio, parece que falta algo. Então muitos começam a enfeitar sua casa e escolhem uma religião (flores de plástico). De longe você vê, está lá, mas basta olhar mais de perto que logo se percebe a ausência de vida, a falta do bom perfume de Cristo. Outros ainda desistem da flor da vida. Alegam que dá muito trabalho e a deixam morrer. Não nos interessa a continuidade dessas comparações.
Interessa os que escolhem viver uma obra verdadeira (flores naturais). Viver a vida que há em Cristo e ter em nosso lar Seu bom perfume. Mas como dizem: “nem tudo são flores”. Há neste caso sempre alguns espinhos (há quem diga que os espinhos são uns diáconos mais “bravinhos”. Limito a fazer tal comentário pois ainda nem cheguei lá....rsrsrsrs...).
Os espinhos não tiram a beleza da planta. Eles existem. Mas são irrisórios quando comparamos aos benefícios que alcançamos no Senhor. Ademais, o Espírito Santo tem a incumbência de cuidar dos poucos machucados que aparecem em decorrência de espinhos. Viver a obra verdadeira é viver a oportunidade de ver frutos. É a possibilidade única de, hoje ver um botão, amanhã ver uma flor embelezar sua vida. Essa é a nossa experiência. Hoje vive-se uma promessa. Amanhã se cumprirá e se tornará um sinal de sua vitória. Nítido e notório para que todos vejam.

3 comentários:

  1. É imenso e sublime as transformações que Deus faz em nossas vidas quando permitimos que Ele seja nosso Pai.
    Mas o ser humano coloca tantas barreiras e tantos obstáculos, que dificultam sua participação na vida divina.
    Não podemos esquecer que é graças a Ele que nós temos a vida. E por meio Dele que temos a vida em abundância!
    É fundamental que saibamos fazer bem a escolha entre "as flores de plástico e as flores verdadeiras". Esta escolha se refletirá em todos os aspectos da nossa vida. E somos nós os responsáveis pelo que vivemos...
    Desejo que saibamos permitir ser Deus a "Rosa de Saron" de nossas vidas!!!


    Araços, Margarete.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas vivem hoje uma vida de plástico. Tudo é muito superficial, mecânico. Fruto muitas vezes de uma vida corrida, e/ou tambem da profecia biblica da frieza espiritual e do amor que viveríamos nos últimos dias. Remédio para isso: A Flor da vida, a flor viva: Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As coisas acontecem muito depressa. Existe um acúmulo de informações que o "homem" quer dar conta de tudo e esquece de cultivar as coisas simples do dia-a-dia.
      Não escuta o chamado de Deus. Ignora como se não fosse com ele.
      Precisamos escolher um senhor e servir a este, todos os dias de nossas vidas.

      Abraços, Margarete.

      Excluir