terça-feira, 9 de outubro de 2012

O melhor amigo


Provérbios 18:24 O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.


Vivemos tempos de homens amigáveis. Tenho 500 seguidores no Twitter, 100 no blog, 200 no comunidade do Orkut, 300 contatos no MSN e devo conhecer pessoalmente uma meia dúzia.

Passamos horas conversando com pessoas do outro lado do mundo e não sabemos o que é um abraço ou um aperto de mão de um amigo próximo. Tempo, tempo, todos o querem, poucos o aproveitam.

Até aqui você pode pensar que esta postagem mais parece aquelas lições que recebemos num desses e-mails de um desconhecido.

Mas o texto tem duas coisas interessantes: primeiramente diz que devemos nos mostrar amigáveis. A geração “Y”, não sabe o que é calor humano, afeto, amizade verdadeira, logo, estão escondida atrás de computadores. Resultado disso: veja se as pessoas estão amigáveis no trânsito... Olhem como muitos estão estressados no trabalho...homens pouco amigáveis com muitos amigos.

Por fim e mais importante, diz o texto que há um amigo mais chegado do que um irmão. Pressupõe-se que o amigo mais chegado seja aquele que mais conversamos, mais gostamos de estar juntos e dividimos nossos anseios, preocupações. Jesus disse que seus discípulos não eram seus servos, mas sim seriam chamados amigos.

Sem dúvida alguma nosso amigo mais chegado deve ser o Senhor Jesus. Amigo sempre presente, que não falha, não nos decepciona. É mais do que um irmão. Dedicamos duas, três horas por dia para os amigos virtuais. Dedicamos o mesmo tempo para nosso melhor amigo?  

6 comentários:

  1. O Senhor Jesus sempre se colocou como sendo um verdadeiro amigo,renunciando a sua propria vida,dedicando todo o seu tempo para ouvir as lamentações de muitos,mas não houve reciprocidade,Jesus chegou a dizer que não tinha onde reclinar a cabeça,mas mesmo assim Ele não mudou a sua postura,sendo ainda hoje e sempre o melhor amigo do homem.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o comentário.

    Se for possível, da proxima vez assine o comentário.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas bíblias o texto se apresenta diferente:

      O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão. Provérbios 18:24.

      A análise do texto acima, foi perfeito. E eu acrescentaria que ela quis dizer também que, se alguém tem muitos amigos é porque é uma pessoa simpática e muito amigável, pois se assim não fosse, certamente que não teria tantos amigos.

      Todos nós queremos nos aproximar de uma pessoa de presença agradável, e um ponto de identificação dessa pessoa é a questão de ser muito popular entre seus amigos, ainda mais se é possuidor de multidão de amigos.

      Se queremos tanto ser amigos de uma pessoa assim... desejemos ainda mais a intimidade com Cristo... que é uma pessoa impar, um amigo diferenciado, mais chegado que um irmão.

      Quando se tem muitos amigos, temos dificuldades em tomar uma decisão, pois imagine se tenho 500 amigos e procuro com eles uma opinião... serão 500 opiniões diferentes... certamente sairei perdendo... voltarei mais confuso que quando fui buscar o conselho... Mas o conselho de Jesus é perfeito, já que é ele o verdadeiro e fiel Conselheiro.

      Se tenho de organizar uma festa... terei grande prejuízo... ou gastarei muito para não me esquecer de nenhum de meus amigos, ou ofenderei algum, por não poder convidá-lo... assim, muitas das vezes decidirei por não realizar a festa...sairei perdendo mais uma vez... Mas Jesus, eu posso levar comigo sempre, por onde for, Ele não me onera, só me enriquece em todos os sentidos.

      Sejamos amigáveis, desejemos bons amigos... Mas Jesus seja o primeiro em nossas vidas.

      Excluir
  3. Fato ... pensei nisso ontem a noite, quando fui dormir sem fazer o salmo que costumo fazer! Dediquei algumas horas estudando e abdiquei de alguns de minutos de oração, para dormir ...
    Grande texto Weslley

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Sandro;

    Acrescento ao texto que você escreveu "a benção do Senhor é que enriquece e não acrescenta dores"...

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Jordão;

    Continue sempre separando momentos de estudo da bíblia. São mais importantes do que o estudo para esta vida.

    abraços

    ResponderExcluir