segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Proteja seu casamento


Muitas vezes um casamento vai bem, e acaba abalado por causa de um relacionamento inesperado com uma terceira pessoa. Começa de maneira inocente e agradável, torna-se cada vez mais envolvente. Por fim, traz complicações e desgraças para muita gente.
Não foi um acidente ou “um grande amor que surgiu”. Foi um relacionamento do qual o casamento deveria ter sido protegido. Não seja ingênuo, pensando que isto só acontece com os outros. Muita gente boa já caiu exatamente por ser ingênua assim. Lembre-se de 1Coríntios 10.12.
Por isso, proteja seu casamento... Eis algumas dicas.

TENHA BOM SENSO COM SUAS COMPANHIAS
Evite gastar tempo desnecessário com alguém do sexo oposto. Muitos casos surgem por não se agir assim. Um executivo precisa de aulas particulares de inglês, e contrata uma jovem professora. Contrate um homem. Não significa que cada contato com alguém do sexo oposto seja porta para adultério. Significa evitar oportunidades para cair. Companhia contínua cria intimidade. Intimidade com o sexo oposto traz problemas.

TOME CUIDADO COM CONFIDÊNCIAS
A pessoa mais íntima de alguém deve ser seu cônjuge. Segundo a Bíblia, são “uma só carne”, isto, é uma só pessoa. Se há aspectos de seu relacionamento que você não pode compartilhar com esposa (a) e compartilha com alguém do sexo oposto, a coisa está ruim.
As pessoas tendem a se solidarizar com quem sofre, e a proximidade emocional se torna perigosa. Um homem que se queixa de sua esposa para outra mulher está traçando um caminho perigoso.
Isto vale para quem faz e para quem ouve confidências.

EVITE MOMENTOS A SÓS
Decida não ter momentos privados com alguém do sexo oposto. Se um(a) colega de trabalho pedir para ter um almoço com você, convide uma terceira pessoa. Se necessário, não se constranja em compartilhar os limites que você e seu cônjuge concordaram ter no seu casamento. É melhor ser visto como rude que vir a cair em pecado.

VIGIE SEUS PENSAMENTOS
Cuidado com o que pensa. Se você só se detém nos defeitos de seu cônjuge, qualquer outro homem ou mulher parecerá melhor. Faça uma lista das coisas que inicialmente lhe atraíram em seu cônjuge. Aumente o positivo e diminua o negativo.
Evite filmes, conversas, sites e literatura que apologizam o adultério. Lembre de Colossenses 3.2.

      EVITE COMPARAÇÕES
Um homem trabalha com uma mulher perfumada, maquiada, bem vestida. Em casa encontra a esposa, com criança no colo, cabelo desfeito, banho por tomar.
Uma mulher encontra um homem compreensivo com quem pode se abrir, e se sente mais à vontade com ele que com o esposo.
Ignoraram situações e contextos diferentes. Foram iludidos pelo irreal. Lembre do pródigo: o mundo lhe era fascinante, mas terminou num chiqueiro. As aparências iludem, porque o mundo em que vivemos em casa é o real. O mundo de relacionamentos fora de casa é sempre artificial.

EVITE A SÍNDROME DO RETORNO
É a idéia de que a vida sentimental e sexual caiu na rotina, e agora, a pessoa “renasceu”.
Já vi inúmeros casos assim: “Eu renasci”, ou “Eu me senti jovem, de novo”. Não banque o adolescente. Você é um adulto com responsabilidades e com uma pessoa com quem partilha a vida. Construa sua vida com seu cônjuge.
Se sua vida conjugal se “fossilizou”, há outros caminhos. Revigore-a com seu cônjuge. Há pessoas que sempre se fossilizam e pulam de relacionamento em relacionamento, procurando o que não produzem. Temos o que produzimos.

PONHA SEU CORAÇÃO NO SEU LAR

A solidez do casamento vem pelo tempo que os cônjuges gastam juntos. Conversas, risos, passeios, programas comuns. Se você não sai com seu cônjuge, marque datas para os próximos meses. Vocês devem ter um ao outro como o melhor companheiro. Mantenham o clima de namoro: querer estar junto com a pessoa.
Orem juntos. Dificilmente duas pessoas que oram juntas brigarão entre si. Sejam parceiros espirituais.

INVISTA EM SEU CÔNJUGE
O marido da mulher virtuosa é conhecido quando se levanta em público (Pv 31.23). Uma boa esposa é um bom tesouro (Pv 18.22). De bom tesouro, cuida-se, e evita-se perdê-lo.
Marido: mulher bem tratada é um grande investimento. O retorno emocional é garantido.
Mulher: marido bem tratado é um grande investimento. O retorno emocional é garantido.
Autoria: Pr. Isautino Gomes Coelho Filho.

12 comentários:

  1. Quanta compreensão e experiência esta passagem pode nos trazer!
    Realmente, agora, mais do que nunca, entendo a frase de um sábio amigo, ao responder uma ponderação deste escritor:" Por que você não olha, por que você não vai?", como resposta obtive: " Para evitar a tentação, se eu não quero, para que vou lá, para que vou olhar"...quem é sabe!
    Não serei hipócrita, ao ponto que querer, através destas simples palavras dar lição de moral, mas sinceramente, aguardo na confiança, de um dia poder compartilhar com crédito estas palavras, e que as mesmas sirvam de um incentivo a um caminho virtuoso e reto..

    Anônimo...

    Até parece, neh Weslley" rsrs

    ResponderExcluir
  2. Quanto enigma nesta mensagem anônimo...rsrssr

    Mas muita verdade escrita.

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA WESLEY

    TENHA BOM SENSO COM SUAS COMPANHIAS - Contrate sim uma MULHER. Mas saiba ter outros olhos quando deparado com a presença de uma mulher. As mulheres são muitos educadas! E os homens acham que educação é sinônimo de está dando mole! Não é mesmo... o homem não sabe controlar seus instintos naturais: mente; corpo e pensamento.
    TOME CUIDADO COM CONFIDÊNCIAS - de fato o homem que procura conselhos com uma mulher está caindo em uma armadilha! As mulheres são muito acolhedoras e isso torna mais vunerável para que algo mais íntimo entre os dois aconteça. Mas se depender da mulher, ou mesmo do homem nada acontece. Tudo depende do respeito recíproco, respeito unilateralmente. Se a mulher se der o respeito nada acontece... a base de tudo é o respeito. Mas é claro, que [cada um no seu quadrado, né?]
    EVITE MOMENTOS A SÓS - corra dele o máximo que puder! Essa coisa de: encosta tua cabeçinha no meu ombro e chora... desconfia meu filho...rs
    VIGIE SEUS PENSAMENTOS - um dos maiores lemas que o homem enfrenta [o cristão] e neste meio é até mais difícil, porém fácil de resistir quando cheio da presença de Deus na vida da pessoa...
    EVITE COMPARAÇÕES - o homem que se dá o 'ar da graça' de galantear a mulher, é porque a falta de respeito pelo seu cônjuge já desapareceu por completo. Porque um homem que se preza ele não teria motivos para ser galanteador com outra, teria? Neste ponto, creio que o casamento, já se esvaiu para o ralo... E isso no trabalho [cuidado homens com as armadilhas de satanás!] é ASSÉDIO. Mulher é um bicho perigoso...
    PONHA SEU CORAÇÃO NO SEU LAR- transborde seu coração em seu lar, em sua família, em seus filhos. A mulher está gorda? E daí cara! E tu, como está também? O tempo chega para todos... o respeito é base de qualquer relacionamento. Se você tiver respeito e Deus no centro do casamento... tudo cresce, tudo se renova, tudo é remanejado. Há conflitos? Há! Não há um casamento que seja um mar de rosa. Eu gosto de ver o lado bom da coisa, eu gosto dos conflitos do dia a dia, porque sem eles, que graça teria esse mundo meu Deus????? Se brigou, xingou.... humildade é o ingrediente, vá lá peça desculpas, chora, abraça. Mas ame, ame, ame muito....

    ResponderExcluir
  4. Bom te ver por aqui minha amiga.

    Que Deus te abençoe.

    Forte abraços

    ResponderExcluir
  5. BOA ESTÁ PALAVRA

    DÁ-ME UMA BÊNÇÃO ...

    Josué 15: 16-19


    INTRODUÇÃO

    Durante a conquista de Canaã, muitas foram as batalhas travadas pelo povo de Israel sob o comando de Josué e Calebe. Ao chegar diante de Debir, que antes se chamava Quiriate-Sefer, Calebe disse: “Quem ferir a Quiriate-Sefer e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher”. Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, e este deu-lhe a sua filha Acsa por mulher.


    DESENVOLVIMENTO

    Depois do casamento, Acsa recebeu uma herdade do seu pai, mas a terra era seca e sem vida, por isso Acsa (tornozeleira) persuadiu Otniel (Deus é força) a pedir um campo a Calebe. Na verdade eles precisavam de um lugar mais aprazível, com fontes de águas, onde pudessem construir sua família e viver em paz, pois, afinal, Acsa era a herdeira de todas as terras de seu pai Calebe.
    Quando eles foram falar com Calebe, Acsa desceu do seu jumento e seu pai já foi perguntando o que ela queria. Então Acsa lhe disse: “Dá-me uma bênção, pois me deste terra seca; dá-me também fontes de águas”. Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.

    O Pai nos tem feito participantes de sua herança, que é a Obra do Espírito Santo; no entanto, para muitos, a Obra tem sido algo como que uma terra seca e sem vida. Nela os servos não produzem fruto algum, não têm nenhuma experiência, suas vidas caminham na mais completa aridez, vivem tristes e murmurando de sua sorte. A culpa disso não é do Senhor, pois a Palavra diz: “Nada tendes porque não pedis ...”. O problema é que muitos são acomodados espiritualmente, um dia receberam uma bênção e pararam nela, não prosseguiram em busca de uma bênção maior, de uma comunhão maior com o Senhor que tem tudo à nossa disposição, bastando, para alcançar, ter fé e pedir.
    Quando o servo atenta para o pouco que tem recebido, e percebe que está unido ao Senhor Jesus para uma vida de bênçãos, ele busca o Pai e Ele logo pergunta: “Que é o que tens?” E quando pedimos: Dá-me uma bênção, então, o Senhor nos dá as fontes superiores (as bênçãos espirituais) e as fontes inferiores (as bênçãos materiais).


    CONCLUSÃO

    A nossa herança é constituída de toda sorte de bênçãos, muitos, porém, não têm provado dela. É preciso descer e nos humilharmos diante do Senhor, para depois tomarmos posse de tudo que tem preparado para nós.

    http://bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br/search/label/CASAMENTO

    ResponderExcluir
  6. FATORES QUE IMPLICAM NA FORMAÇÃO E EXISTÊNCIA DO LAR

    INTRODUÇÃO
    A casa é feita de pedra e o lar, de amor
    alegria, afetos, comunhão de idéias e ideais, confiança, respeito, fé amor,
    sacrifício e renúncia, incorporado à vida diária dos pais e dos filhos.
    Vejamos alguns fatores básicos na formação do lar.

    . O lar é um complexo de amizade,
    1. É necessário que interrompa a corrupção na descendência familiar.
    Coloquemos o dique – É o primeiro mandamento com promessa.
    teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu
    Deus te dá.”
    Mc 7:9-13.
    Não façamos como os fariseus, que invalidavam os mandamentos do Senhor
    para guardarem as suas tradições.

    CUIDADOS – SAÚDE DOS CÔNJUGES
    Devem os cônjuges possuir algum conhecimento de biologia, que é o estudo
    da vida em todas as suas fases de desenvolvimento. Lembramos aqui um problema
    comum, que é o fator RH. Há mais de uma dezena de anos, foi descoberto
    no sangue humano o fator RH, que pode ser negativo ou positivo. Quando dois
    cônjuges apresentam fatores
    ficar prejudicado, mas, os outros, alguns instantes após o nascimento, não toleram
    mais o sangue que possuem nas veias, transformando em veneno na hora da
    passagem do estado pré-natal para o de independência da mãe.

    RH de signos diferentes, o primeiro filho pode não
    2. O CUIDADO COM A FAMÍLIA

    É aconselhável que os candidatos ao matrimônio submetam-se a um exame
    preparatório, e procedam ao tratamento que lhes for necessário, a bem dos
    futuros pais e da prole. É uma questão de
    cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior que o
    infiel.” I

    3. SALMO 127 – UM LAR EDIFICADO PELO SENHOR

    Virtudes resultantes de uma boa formação: a fidelidade, o respeito, a honestidade,
    a humildade e sobretudo uma concepção altruística e cristã do lar, ficam
    em plano secundário. São de bom alvitre as palavras do salmista Davi, quando
    diz:
    edificam”
    em tudo que nos suceder.

    “Se o Senhor não edificar a casa (sentido genérico), em vão trabalham os queSl 127:1. Se colocamos Deus em tudo que fizermos, por certo o encontraremos
    O PROBLEMA ECONÔMICO

    Há muitos que se casam sem ter um lastro financeiro que os possibilite
    vencer os primeiros anos em família. É um atraso fastidioso para a vida material no
    futuro
    Para o casamento a manutenção do lar é fruto de uma consciência
    amadurecida. Entre os israelitas a sorte de uma mulher provinha de família abastada
    ou de elevada influência, que era das maiores proporções em relação à de
    menos fortuna
    soldo.”

    A infelicidade do pobre é querer viver e gastar como rico.

    4. PERIGOS NO CASAMENTO

    Diz-nos o apóstolo Paulo “Não vos prendais a um jogo desigual com os
    infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem
    a luz com as trevas?”
    A razão da infelicidade, em muitos matrimônios, é o desdém com que os nubentes
    têm tratado o preceito acima. Quando Jesus disse: “Portanto o que Deus ajuntou
    não separe o homem”, estava referindo-se ao casamento no Senhor, ao casamento
    legítimo,

    5. PERIGO DA OMISSÃO – DESAJUSTES (Pv 19:26)

    Aí estão os filhos extraviados, transviados, delinqüentes, viciados, órfãos
    de pais vivos, desajustados, irresponsáveis, perturbadores da paz na família, na
    igreja e na sociedade. Bebem, fumam, dançam e cometem toda sorte de torpeza,
    inclusive afligir o pai e afugentar a mãe. A estes adverte o sábio Salomão:

    que afligir seu pai, q que faz fugir a sua mãe, é infame e desgraçado.”
    “AquelePv 19:26.
    “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra
    que o Senhor teu Deus te dá.” Ex 20:12.
    I Co 6:14. Em outra parte ele fala do casamento no Senhor.ao casamento bíblico (no Senhor).
    . (Gênesis 16:6 e I Samuel 25:42). “E contentai-vos com o vossoLc 3:14.
    prudência. “Mas se alguém não temTm 5:8.
    “Honra aEx 20:12.

    http://bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br/2012/02/fatores-que-implicam-na-formacao-e.html

    ResponderExcluir
  7. CASAMENTO – EFÉSIOS 5:31-33

    INTRODUÇÃO

    Este é um culto de glorificação ao Senhor pelo casamento dos nossos irmãos_____e_____, como forma de agradecimento(gratidão) por tudo que o Senhor fez por eles até aqui.
    Eles estão aqui em busca de uma benção e Deus quer abençoá-los. A benção é para quem quer e luta por ela.

    DESENVOLVIMENTO
    Deus instituiu o casamento como uma bênção para o homem.
    Gênesis 2:18 – “...não é bom que o homem esteja só...”

    A ESTRUTURA DO CASAMENTO É BÍBLICA E DOUTRINÁRIA

    1. HIERÁRQUICO – Jesus é o cabeça – “...Cristo é a cabeça da Igreja...” – Efésios 5:23.
    No amor: O homem é o cabeça para amar sua esposa, como Jesus amou a igreja e se entregou por ela (se esperar retorno, amor ágape).
    O amor é companheirismo,é compreensão.
    Não permitam que haja contendas entres vocês, busquem as soluções em oração.
    “E se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” – Eclesiastes 4:12.

    2. MONOGÂMICO – “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” – Efésios 4:5.
    No Velho Testamento o casamento era poligâmico. Por que?
    a) Para a segurança da família através de muitos filhos (defesa da casa);
    b) O homem buscava perpetuar o nome da família (driblar a morte).

    No Novo Testamento o casamento é monogâmico.
    a) A defesa do nosso lar não está na força do homem, mas na proteção que o Senhor Jesus nos dá, Ele é a nossa segurança – “...Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” – Salmos 127:1;
    b) Perpetuação do nome. No Novo Testamento a continuidade de nossa vida está na glória com Deus;
    c) O nosso Noé está escrito para a vida eterna (livro da vida). “...para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” – João 3:15;

    3. INDISSOLÚVEL – O amor de Jesus pela sua igreja não muda
    As leis sociais são feitas para os ajustes.
    A palavra de Deus nos diz em Mateus 19:6 – “...o que Deus ajuntou não separe o homem.” . O casamento em Deus deve permanecer. Quando o Senhor estabeleceu a doutrina Ele estava falando sobre a sua igreja (única), ou seja, Ele jamais a abandonaria, Mateus 28:20 – “...eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos...”

    HOJE AS BASES CONTINUAM AS MESMAS

    “...grande é este mistério...” – Efésios 5:32
    Qual mistério?
    O Espírito Santo, porque o Espírito Santo é que revela o amor de Deus, que é Jesus.

    http://bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br/2011/12/casamento-efesios-531-33.html

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Já que os comentários foram extensos...

      Lendo todas essas informações (muito úteis), meus pensamentos me levaram ao passado...

      Quando vim para a igreja,com 16 anos, já conhecia prazeres carnais, contudo, até os 27 anos não recebi sequer um beijo.

      Somente moças que não eram da igreja se interessavam por mim. Na igreja eu parecia não ser uma opção (era muito feio. Rs)

      A vida não era fácil, homens muiiiito mais desprovidos de beleza do que eu, conseguiram se casar (e diga-se de passagem com princesas), mas não murmurei...

      ...Foram muitos anos de oração, por fim já dizia: -"Senhor, Sabes o que quero! Me dá essa benção!!!

      Conquistei, ou alcancei essa benção aos 35 anos. E descobri que, se algumas pessoas não passam perto da fila da beleza, outras entram na fila duas vezes ou mais (minha esposa pegou a parte dela, a minha e mais de alguns. Rs)

      Hoje entendo o porquê do sabor amargo da solidão, que provava dia após dia naqueles tempos.

      Se solteiro consegui vencer as propostas e assédios do mundo, com minha esposa (um casamento que é um pedacinho do céu). Porque tanto lá quanto agora, entendo que a infidelidade seria contra Deus!

      Sei que não foi fácil, mas agradeço a Deus por tudo que passei. Aprendi a valorizar o que tenho antes mesmo de o receber. e mesmo sabendo que não é fácil, tenho por certo que todos deveriam passar por algo assim ou próximo a isso.

      Nosso Deus faz milagres. Me deu uma esposa quando eu ainda era muito feio, mas ela teimava que via algo belo em mim (1º milagre). Mas como o vinho... Com ela... vou melhorando enquanto envelheço (2º milagre). Rsss

      Isso está extenso, mas é o resumo de um testemunho do que Deus fez!



      PS: Wesley. Na mensagem de Wallace Oliveira Cruz1 de outubro de 2012 13:53 houve equívocos na formatação, algumas palavras e frases estão incompletas.

      Excluir
  9. Vou responder seu comentário igual ao julgamento do mensalão, todo fatiado..rssrrs

    Quanto ao comentário do Wallace, eu vi, mas o comentário é dele e normalmente não retiro comentário, somente se vier muito ofensivo, caso contrário, pode ser crítica, elogio, etc, vai ficar do jeito que vier.

    Quanto ao seu comentário, te digo algo que aprendi com um pastor. Ele sempre fala para não aumentar e não inventar nenhum milagre ou experiência. O Espírito Santo não precisa disso, logo amado irmão, não diga que o segundo milagre (de ficares bonito) aconteceu. Isso não aconteceu e muito provavelmente não ocorrerá de forma alguma, ainda que entres na faca (cirurgias esteticas), não acredito nisso. E digo mais, se isso acontecer, não é milagre, é operação de maravilhas, pois a ciência não poderá explicar.

    Caro amigo; eu sei que vingança não é sentimento de servo, mas eu ainda estava engasgado com aquele comentário que minha esposa carrega uma cruz de ferro maciço.

    Alma lavada, me despeço e agradeço o comentário e a oportunidade.


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tá igual bule??? de pouca fé???

      Eu compreendo o porquê de escrever isso ai, a situação de estar escrevendo algo de acesso público, te comprometeria concordar comigo... mas, apesar do que escreveu, vc sabe que é verdade!!! Rsss

      Por outro lado, dê um recado a vossa digníssima esposa... que ela abrace a cruz que escolheu, abrace com força, procurando evitar que essa cruz de ferro maciço fique caindo sobre os dedos dos pés da gente.
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  10. Deixa quieto...rssrsrsr
    Vou contar tudo para minha esposa...rsrsrsrssr

    ResponderExcluir