segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A imprevisibilidade



Quando Jesus transfigurou-se não saiu gritando a todos: “Olha aqui gente, veja como estou brilhando”. Não, Jesus não fez isso. Ao contrário, muitas vezes operou curas, maravilhas e pediu aos agraciados que nada dissessem a ninguém.

Ainda sobre as operações de Jesus, vemos que existe em seu ministério uma característica: a imprevisibilidade.

Jesus curou três cegos de maneiras diferentes. Em cada um de seus milagres, Jesus procedia de uma forma, mostrando ao homem que não podemos engessar o operar de Deus. Não podemos dizer que a benção está no óleo, na rosa, na pedra, ou em qualquer objeto material usando versículos isolados da bíblia, mesmo porque, Jesus nunca repetiu o “modus operandi”, ou em melhores palavras, Jesus não disse que a benção seria pragmática.

Vejam que interessante: no antigo testamento, o culto era previsível. Todos sabiam o que o sacerdote faria, como degolaria o cordeiro, o que faria com o seu sangue, as palavras que falaria, etc. Tudo era muito metódico. Havia apenas um detalhe que era imprevisível: Deus aceitaria ou não aquele sacrifício? Se a resposta fosse não, haveria a morte do sacerdote.

Por uma orientação bíblica, nosso culto é racional (não devemos nos comportar como loucos), logo, existe um momento para o clamor, o louvor, a glorificação, a mensagem, etc, contudo, nosso culto não é como no antigo testamento. O culto é exatamente ao contrário.

Se na velha aliança a única imprevisibilidade era se Deus aceitaria ou não o culto, essa é a parte previsível e certa do nosso culto: Deus já aceitou o sacrifício do Cordeiro Perfeito e o sangue inocente derramado na cruz do calvário já nos livrou do juízo da morte; podemos agora entrar com ousadia no Santo dos Santos. Aleluia!

Se na velha aliança o culto é previsível, para nós é imprevisível. Imprevisível no sentido de saber como se dará a operação de Deus. A igreja fiel herdou de Jesus essa característica. Nós não sabemos se Deus vai curar, se vai resolver o seu problema na hora do clamor, no louvor, durante a glorificação de uma criança, no momento da ministração da Palavra ou ainda na assistência. Mas sabemos, Deus vai operar!

Jesus não veio andando sobre as águas para, como dissemos no primeiro parágrafo, mostrar o Seu poder. Ele fez isso para mostrar a imprevisibilidade de sua operação. Ás vezes, no meio da luta, da prova, (o mar para os discípulos), é de lá que você vai ver Jesus de uma forma que você nunca tinha imaginado. É desse lugar que você vai ouvir a voz mansa e suave do Salvador dizendo: “Não temas!” 

Para o áudio da mensagem, clique AQUI

Foto: paraondeir.com.br

4 comentários:

  1. Glória a Deus. Muito boa a Palavra, que o Senhor continue nos surpreendendo através de Sua Palavra e dos mistérios do Reino de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, também recebi uma benção com esta mensagem. Espero que o Senhor, através desta ferramenta (blog na net) possa multiplicá-la em muitos corações.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Texto maravilhoso e super coerente, a imprevisibilidade é uma das coisas que nos difere Dele, se fosse assim como nós previsíveis seria Ele Deus?! Deus é perfeito, imprevisível, nós imperfeitos e totalmente previsíveis, isso basta para reconhecermos a grandeza e total autoridade de Deus para fazer aquilo que lhe apraz.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que é assim né. Deus é perfeito e um dia seremos como Ele.

    ResponderExcluir