segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Filhos da Ansiedade

E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Gn 16, 2


Já dissemos aqui neste espaço, respaldado pela ciência, que o mal do século XXI atende pelo nome de ansiedade. Rechaçado aqui os problemas oriundos de educação, alterações hormonais, entre outros que afetam o homem, não há como dissociar as “doenças da alma” com a incrível falta de fé que atingem as pessoas.


Sem fé é impossível agradar a Deus. E aí está o problema da ansiedade. Ela vai corroendo a fé, minando aos poucos a confiança que temos Naquele que pode nos livrar de tal preocupação.


Um estudo bíblico é de bom alvitre que passe pelos ensinos deixados por Jesus. Penso que a cruz do Senhor não durou apenas um dia em seus ombros. Jesus carregava a “cruz” de saber o dia da sua morte, e pior, a forma como iria padecer. Imagine você, caro leitor, se você soubesse o dia que iria morrer. Quão agonizante isso poderia pesar sobre você!


Enquanto Jesus tinha algo sério para deixá-lo preocupado, respondia a pergunta dos discípulos sobre este tema com a maior naturalidade, dizendo a eles para não se preocuparem com o que vestir, comer, com o que levarem, afinal de contas, o Pai cuidaria de tudo, assim como tem cuidado para nós, não é verdade?


O texto em referência diz respeito a quando Abrão tem um filho com Agar. Cansado de esperar pela promessa, o patriarca e Sarai definem resolver do “jeitinho brasileiro”. Para quem olhasse de fora, Abrão conseguiu resolver seu problema de ausência de herdade “sem o auxílio de Deus”, afinal de contas, nasceu Ismael. Mas será que resolveu? A história Bíblica conta uma série de problemas que aquele pai de família teve por causa deste filho.


Escrevendo aos Gálatas, o escritor bíblico vai se referir a Ismael como “filho da carne”, gerando “filhos para servidão”.


O primeiro filho de Abrão é o filho da força, filho da sua ansiedade. E é assim que agimos antes de conhecer ao Senhor. Tentamos com todas as nossas forças resolver os nossos problemas, mas o que era para ser solução, muitas vezes traz ainda mais angústia. Abrão, para resolver seu dilema fez aliança com uma egípcia.


Quando o povo ficou escravizado no Egito, a Bíblia diz que alguns nacionais daquela nação até deram ouvidos a Palavra de Deus, dita pela boca de Moisés, mas veja que interessante, quando o povo saiu do Egito, atravessando o mar vermelho, a Bíblia não faz referência a saída de nenhum Egípcio. Nem as unhas ficaram para trás dos Hebreus, até os ossos de José partiram, mas os Egípcios ficaram.


O egípcio não saiu porque o compromisso dele é com sua terra, com o Egito. Não é fazendo uma aliança com os egípcios de hoje que vamos resolver nossos problemas ou diminuir nossa ansiedade, mas o que tira a ansiedade do homem é a nova aliança em Cristo Jesus.


Meu irmão, você pode ser o melhor motorista, conduzindo o melhor carro, mas não se engane, um dia agente sempre perde o controle do carro da vida. É uma doença inesperada, o desemprego que chegou sem avisar. Isso não é uma particularidade sua ou minha, mas o grande problema do homem é achar que assim como ele perdeu o controle da situação, que Deus também perdeu. Pensar que Deus foi surpreendido com uma má notícia, assim como eu e você. Achar que Deus é passageiro de um carro desgovernado e que nada por fazer...


O salmista diz que Deus tem cada um dos nossos dias de vida contados em suas mãos ... não creia no acaso, Deus está no controle! Ele não é homem para que minta ou se arrependa. O que prometeu, ao tempo Dele, vai se cumprir. Isaque, o filho da promessa virá. Não deixe turbar o seu coração. Descanse. Ele prometeu que estaria todos os dias conosco até a Sua volta gloriosa.

6 comentários:

  1. "nao andeis anciosos por coisa alguma ANTES as vossas peticoes sejam em td conhecidas diante de Deus..." ....preciso aprender a viver isso...!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não achei que fosse colocar tão literal quanto na conversa...rs.
    Que Deus abençoe suas petições e abrevie o tempo da prova.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Legal,este " jeitinho brasileiro." Tipo " empurrar com a barriga," Acabou se tornando uma gravidez inesperada como das meninas solteiras de hoje em dia.
    Não se é aconselhável pular etapas da vida,embora há como consertar alguns erros como levar Isaque ao sacrifício.Tendo temor a DEUS e deixar que ele controle a nossa vida não sendo amante do pecado,correndo do que se diz em: HB:10,31 estando no erro porque este sim cumpre suas promessas.

    a paz do senhor,

    ResponderExcluir
  4. Tem muito "crente" que acha que pode resolver seus problemas como o mundo resolve. Nossos valores eticos, morais, são outros.

    Nossas armas também são diferentes.

    Nossa confiança é o Senhor.

    ResponderExcluir
  5. "Jesus carregava a “cruz” de saber o dia da sua morte, e pior, a forma como iria padecer"

    Muitos pensam, meu caro amigo weslley, que Jesus tinha medo da cruz e que foi seu sofrimento e não sua morte que expiou o pecados das suas ovelhas. Acreditar que a agonia de Cristo era por causa da dor da cruz é um erro gravíssimo, é não entender o que é expiação, o que é propiciação e redenção, infelizmente toda essa ignorância quanto a obra de Cristo na Cruz é fruto de um evangelismo barato, tosco, e reduzido...
    Hoje os crentes querem evangelizar com 3 palavras, enquanto os apóstolos e jesus gastavam dias, meses, no caso dos apóstolos anos, Paulo passou 3 anos expondo o evangelho em efeso, alguns manuscritos dizem que ele pregava o evangelho 6 horas por dia, faça as contas e descubra o quanto eles precisavam conhecer o evangelho...
    Hoje tudo que alguns evangelistas conseguem dizem são as "malditas palavras"( não se escandalizem com o termo, por favor, escrevi com o intuito de mostrar a intensidade de quão danosas a filosofia oculta nessas palavras são e como elas corrompem o verdadeiro evangelho e evangelismo) : Jesus te ama, Deus tem um plano na tua vida, Deus quer te salvar..... por favor, entendam, isso não é evangelismo! Nenhum dos autores, profetas e apóstolos falaram tal coisa, a mensagem deles eram, arrependam-se.... nunca chegavam dizendo para um pecador jesus morreu por ti, ele te ama!

    Estamos vivendo dias tão difíceis que muitas ovelhas estão confundindo "lixo" com o verdadeiro alimento, e quando elas são expostas a verdadeira doutrina bíblica, seus estômagos não suportam e taxam a verdade como se fosse mentira e a mentira verdade....

    Oremos e leiamos a bíblia com mais cautela, amemos a bíblia como se nossa vida dependesse dela, e de fato depende! busquemos ao Senhor e do Senhor o verdadeiro alimento para que não sejamos enganados nem por falsos ensinos nem pela corrupção dos nossos corações...

    Graça e Paz, meu irmão Weslley, Deus te abençoe... deixei muita pergunta a se fazer do texto acima, então, não temas! (rsrsrsr).

    ResponderExcluir
  6. Vou responder seu comentário na minha próxima postagem.

    Inté

    apdS

    ResponderExcluir